angiografiaperimetriapaquimetriatopografiaaberrometriabiometria

Angiografia Flurosceínica e Retinografia Digital não Midriática

No Centro Cirúrgico de Correcção da Visão por Laser a análise deste registo é efectuada de forma computorizada – Angiografia Digital – pelo que é possível saber e conhecer de imediato o resultado, evitando a necessidade de recurso à revelação fotográfica, com todos os inconvenientes para a formulação do diagnóstico que este atraso implicaria. Desta forma é possível, muitas vezes, a instituição imediata da terapêutica para determinada situação clínica, o que se traduz num grande benefício para o doente, sobretudo nas situações que coloquem em risco imediato a acuidade visual.

A Angiografia Flurosceínica é um exame que consiste na administração endovenosa (geralmente através da punção de uma veia do braço ou dorso da mão) de um produto de contraste – a Flurosceina. Trata-se de uma molécula não tóxica e altamente fluorescente que pode ser usada com segurança na grande maioria das pessoas. A fluoresceína absorve a luz azul (465-490 um) e emite uma luz do espectro verde-amarelo (500-600 um). Desta maneira através da utilização de um equipamento específico – o Angiógrafo, que mais não é do que um aparelho fotográfico dotado de filtros determinados – é possível o registo fotográfico seriado dos pormenores do fundo ocular e da sua vascularização.

Ao permitir estudar as características do fluxo sanguíneo nos vasos da retina e coróideia, registar detalhes do epitélio pigmentar e da circulação retiniana e avaliar da sua integridade funcional (já que os vasos retinianos normais são impermeáveis à fluoresceína), a Angiografia Fluoresceínica é usada como auxiliar diagnóstico importante nas situações de Doenças Vasculares da Retina – por ex. Retinopatia Diabética, Hipertensão Arterial, Oclusões Arteriais e Tromboses Venosas, entre outras – nas Situações Inflamatórias ou Degenerativas da retina e da coróideia – por ex. Degenerescência Macular Relacionada com a Idade e Distronfas Retinianas -, no estudo de Tumores Oculares e no estudo do Nervo Óptico, e de muitas outras doenças primárias ou não, do Globo Ocular.

acordos >>